Benefícios da Fisioterapia Funcional

Recent post
Categories
Precisa de ajuda?

Fale com a gente :)

A fisioterapia funcional é uma especialidade clínica com indicações preventivas, mas que traz benefícios para todas as atividades do cotidiano. Atuando em grupos musculares específicos, essa modalidade propicia resultados em curto prazo.

Todavia, como toda atividade clínica, deve ser idealizada e supervisionada por um profissional especializado no assunto para não incorrer em problemas osteomusculares que dificultam a prática desse exercício.

Características da fisioterapia funcional

Trata-se de uma modalidade da fisioterapia direcionada para o aprimoramento das habilidades funcionais dos grupos musculares, tomando como pontos específicos aqueles relacionados á propriocepção.

Isso significa que os exercícios executados visam o aperfeiçoamento do equilíbrio postural e da percepção inconsciente relacionada à posição do corpo do indivíduo no ambiente, controlando consequentemente os fatores que interferem nesse processo.

Sendo assim, promove fortalecimento da coluna vertebral e dos músculos adjacentes evitando qualquer deformidade que comprometa os movimentos de marcha, corrida, e outros que exigem recrutamento de novos músculos (agachar, abaixar, puxar etc.).

Como realizar a fisioterapia funcional

Por meio de movimentos multiarticulares, os fisioterapeutas direcionam a terapia de forma dinâmica, lúdica e com exercícios que propiciam alto gasto calórico, garantindo uma sessão eficiente e atenta às demandas do paciente.

Dessa forma, o paciente executa exercícios que treinam o sistema muscular em sua totalidade e recrutam grupos funcionais relacionados aos ligamentos tendíneo, neural, de fáscias e articular.

Além disso, durante as sessões, são observadas pelo profissional os indicativos de exaustão muscular que podem ocasionar lesões. Nesses casos, o fisioterapeuta modifica o plano terapêutico e direciona o trabalho para outros músculos de sustentação do corpo.

Benefícios da fisioterapia funcional

A primeira vantagem da fisioterapia funcional é que ela pode ser aplicada em indivíduos de qualquer faixa etária, devendo avaliar primariamente os distúrbios osteomusculares prévios e doenças cardiovasculares e respiratórias como condições limitantes.

Analisando esses fatores, pode-se implantar 03 sessões semanais que possibilitarão melhoria do condicionamento físico, funcionalidade das estruturas articulares, fortalecimento dos músculos envolvidos, dentre outros.

Também é observada a recuperação da postura corporal e consequentemente do equilíbrio, o que contribui para evitar quedas da própria altura e da diminuição da limitação física associada ao envelhecimento.

Além disso, devido às modificações físicas observadas, o indivíduo recupera o estado emocional ora perdido em consequência dos problemas musculares envolvidos, aumentando a chance de adesão ao tratamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn